O momento em que paramos de errar é justamente o momento em que paramos de aprender - Miley Cyrus


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Os problemas são meus tbm

Eu me importo com os meus amigos. Quando eles estão passando por problemas, eu estou lá. A coisa é, se eu estou lá para eles, eles precisam ouvir o que tenho a dizer. Porque se eles estão passando pelos mesmos problemas várias vezes, é porque estão cegos para a verdade, para o fato de que eles não querem outra coisa, senão o que eles têm agora - Problemas.

Mas às vezes essa não é a melhor decisão. É chato ver seus amigos se machucando, quando você lhes disse exatamente que isso iria acontecer. E mais triste ainda, é vê-los reconhecendo que você soube o tempo todo que aconteceria. Mas você permaneceu ao lado deles, então eles agradecem. 

Ser amigo, é ser leal. Eu os aviso do perigo, alerto, reclamo, evito ao máximo que eles se machuquem. Por que isso se chama cumplicidade, pois se eles estão passando por problemas, eu também estou. Por que não quero que eles sofram. Por que quero o melhor pra eles, sempre. Posso dizer que não é fácil. As vezes você os vê tão felizes por algo, e sabe que esse "algo" lhes tara inúmeros problemas mais a frente. E o que fazer: Avisa-os do perigo ? Deixa-los paranóicos, inseguros, com medo ? As vezes esse é o meu papel. Sou chata, estraga prazer, pé frio, tudo isso. E não importa, desde que eu tente ajuda-los. 

Só que quando eles percebem que tudo que eu disse era verdade, eles votam para o meu lado, muitos pedem desculpas, dizem que eu sempre tive razão, que dá próxima vez, eles vão me ouvir. Mas é da natureza humana não acreditar, e é da minha natureza dar o alerta, 'cortar o barato', ou o que quer que seja. E não me importo que eles não acreditem, que digam que estou errada. Torço, para que eles estejam certos, para que eu seja a errada, para que meus pressentimentos, sejam infundados, malucos. Mas se você deseja a verdade nua e crua - Isso nunca acontece.

E eu faria o mesmo que eles, não acreditando. Faria ? Eu faço. Sempre que minha mãe diz que vou quebrar a cara, que é tudo ilusão, que o mundo não é como eu penso. Eu nunca acredito, sempre me machuco, e sempre digo que dá próxima vez, isso não acontecerá comigo.

Mas igual a todos os meus amigos, eu ignoro o meu passado, e penso que talvez a história não volte a se repetir, e faço tudo outra vez. Os mesmos erros, as mesmas feridas, um passado que nunca morre. Por isso, sempre que algum amigo me pede desculpas, e eu digo "Sem problemas, eu entendo". Estou dizendo isso para mim mesma. Pedindo desculpas por ser mais uma que não acreditou. E rezando para que não aconteça outra vez - Comigo, e com ele.

A humanidade é assim. Por mais que você avise, diga, repreenda. Por mais que você saiba, tenha certeza. Por mais que a verdade esteja bem na cara, as pessoas vêem o que querem ver. E por mais que se tente, você não pode mudar isso. Mas é seu deveravisa-los. E se não der certo, não ache que a culpa é sua. Apenas fique forte para acolhe-los quando eles precisarem, diga que tudo vai ficar bem, mesmo que você não acredite nisso. E quando você perceber, os problemas já se dissiparam, já é um novo dia e vocês estão prontos para novos problemas. 

E se tudo passou tão rápido, foi por que vocês estiveram lado a lado, driblando os problemas, sendo o apoio um do outro, dando colo, conselho, afeto e amor. Continue assim, seus amigos precisam disso.
    

Franciele Valadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.